Conselho Municipal de Política Cultural é empossado

A nova composição do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) realizou sua primeira reunião no dia 06 de dezembro de 2023. O encontro aconteceu na sede do Instituto Cultural de São Lourenço. Na ocasião deliberou-se sobre a escolha da presidência e secretarias do CMPC, além dos(as) titulares e suplentes para as cadeiras de Patrimônio e Expressões Culturais, Artes Cênicas, Música, Artes e Artesanato, Leitura e Literatura e, ainda, Audiovisual e Criações Funcionais. As indicações para estes segmentos já haviam sido feitas durante o 3º Fórum Municipal de Cultura, realizado, no dia 09 de novembro (ver matéria em http://icsl.saolourenco.sc.gov.br/noticia/371).
Os(as) membros(as) do CMPC elegeram Roveli Bichels como Presidente, Emanoelle Favretto como Secretária-Geral, e, Talila Vieira como Secretária Suplente.
O Conselho Municipal de Política Cultural conta, atualmente, com 23 componentes. Juntamente aos conselheiros e às conselheiras indicadas pela Sociedade Civil, para as cadeiras acima mencionadas, atuarão os(as) indicados(as) pelo Poder Público. Dessa maneira, a composição para os anos de 2024 e 2025, oficializada pelo Decreto municipal nº 8.342, organiza-se da seguinte forma:

Representantes do Poder Público Municipal:

Instituto Cultural de São Lourenço (ICSL):
Jader Gabriel Ioris – Presidente do ICSL – Titular;
Willian Renan Baesso – Suplente;
Roveli Bichels – Titular;
Everton Luiz Lovera – Suplente.

Secretaria Municipal de Educação:
Nilza Maria Lazzarotto – Titular;
Lourdes Helena Galeazzi – Suplente.

Secretaria Municipal de Administração e Fazenda:
José Fernando Ziem – Titular;
Dieiton Keoma Ribeiro – Suplente.

Secretaria Municipal de Relações Institucionais:
Josilene Casagrande Suttilli – Titular;
Alana Barbieri – Suplente.

Secretaria Municipal de Assistência Social:
Poliana da Silva do Nascimento – Titular;
Anilson Spricigo – Suplente.

Representantes da Sociedade Civil:

Patrimônio e Expressões Culturais:
Leila Inês Franz Coelho – Titular;
Paula Chaves – Suplente.

Artes Cênicas:
Adriana Biazussi Lolatto – Titular.

Música:
Evandro Piva – Titular;
Rodinei Linhares Vieira – Suplente.

Artes e Artesanato:
Emanoelle Favretto – Titular;
Marcelo da Silva – Suplente.

Leitura e Literatura:
Talila Vieira – Titular;
Silvana Farias – Suplente.

Audiovisual e Criações Funcionais:
Willian Junior Siqueira dos Santos – Titular;
Kauê Pires – Suplente.

As principais atribuições do CMPC são:

- Formular políticas e diretrizes para o Plano Municipal de Cultura;
- Apreciar, aprovar e acompanhar a execução do Plano Municipal de Cultura;
- Garantir a cidadania cultural como direito de acesso e fruição dos bens culturais, de produção cultural e de preservação de memórias histórica, social, política, artística, paisagística e ambiental, encorajando a distribuição das atividades de produção, construção e propagação culturais no município;
- Defender o patrimônio cultural e artístico do município e incentivar sua difusão e proteção;
- Colaborar na articulação das ações entre organismos públicos e privados da área da cultura;
- Criar mecanismos de comunicação permanente com a comunidade, cumprindo seu papel articulador e mediador entre a sociedade civil e o poder público no campo cultural;
- Formular diretrizes para financiamento de projetos culturais apoiados pelo Fundo Municipal de Cultura;
- Supervisionar, acompanhar e fiscalizar as ações do Fundo Municipal de Cultura;
- Promover e incentivar a realização de estudos e pesquisas na área cultural.

Para saber mais, acesse o site do Sistema Municipal de Cultura: http://icsl.saolourenco.sc.gov.br/smc

» Arquivos da notícia

- Decreto Nomeação CMPC