IV Fórum Catarinense de Gestores de Cultura

Foi realizado nos dias 24 e 25 de março em São Francisco do Sul, o IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural e servidores da administração pública envolvidos com a gestão cultural.

O evento foi uma promoção da Federação Catarinense de Municípios - FECAM e do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura - CONGESC. O principal objetivo foi estimular o debate das políticas públicas do setor cultural proporcionando a integração entre os municípios e as regiões do Estado de Santa Catarina, assim como, ampliar o diálogo entre o Ministério da Cultura - MinC, as prefeituras e o governo do Estado para fortalecer as ações e programas já existentes, iniciando também futuras parcerias.

A Amnoroeste esteve representada pelos gestores Altamir Lemes (Ynho) do Instituto Cultural de São Lourenço, Vilma Laux Bett do município de Galvão e Elder Mariott, de Novo Horizonte.

No primeiro dia aconteceram os painéis com relatos de atividades já realizadas, com os  convidados do CODIC (RS), AMERIOS, AMMVI e AMFRI retratando a implementação do Sistema Municipal de Cultura nos municípios destas associações.

A solenidade de abertura contou com a participação dos representantes da FECAM, do CONGESC, do Ministério da Cultura, Prefeitura de São Francisco do Sul, Conselho Estadual de Cultura e CODIC.

Os palestrantes do primeiro dia, Bernardo Novais da Mata Machado, do Ministério da Cultura; Elisa de Liz, diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; Mary Elizabeth Garcia, Presidente do Conselho Estadual de Cultura e José Carlos Martins, assessor técnico de cultura da FAMURS.

Entre os assuntos discutidos, o Sistema Nacional de Cultura, a elaboração dos Planos Municipais de Cultura, a Política Pública para a Área da Cultura e a Elaboração de Projetos Culturais foram os principais temas do dia.

No segundo dia do evento, os palestrantes Tiago S. Coelho, Prof. Da UNESC, Karine, D. Possamai, do IPHAN-SC, Paulo Locatelli, Promotor de Justiça, Historiador e consultor técnico do Ministério Público de SC e Aldair N. Carvalho, Diretor Geral da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul apresentarem os temas: Patrimônio Cultural, Memória, História e Identidade, Defesa do Patrimônio Público e Valorização do Patrimônio Material e Imaterial.

O Presidente do Conselho de Cultura da Amnoroeste, Altamir Lemes (Ynho) também aproveitou o momento pra solicitar auxílio para elaboração dos Planos Municipais nos municípios de abrangência da associação, sendo que um técnico estará se deslocando para a região para prestar a assessoria necessária aos municípios.

Estiveram participando em torno de 300 pessoas representando 180 municípios catarinenses. Ao final do dia os participantes acompanhados pelo Diretor Cultural de São Francisco do Sul,  Aldair N. Carvalho foram guiados pelos atrativos culturais e históricos da cidade para conhecer um pouco sobre a forma de preservação que o município executa para conservar e manter viva sua identidade cultural.

Fonte: Altamir Lemes, Presidente do Conselho de Cultura da Amnoroeste