Festa Alemã chega em sua 10ª edição

A Comunidade de Lageado Antunes realizou neste domingo dia 21 de julho a 10ª Festa Alemã e celebrou também, os 60 anos da imigração alemã numa bonita história, que começou a ser escrita em 1953 quando chegaram na comunidade, sete famílias que desbravaram as terras e plantaram os frutos da cultura germânica na comunidade mais alemã de SLO.

A festa se tornou a maior referência cultural e gastronômica da descendência alemã de São Lourenço do Oeste e está inclusa no calendário oficial de eventos do município.

Pela manhã, aconteceu uma missa em alemão rezada na igreja São José, pelo Padre Ivo Kun. Na sequencia já no pavilhão comunitário, aconteceu o cerimonial de abertura oficial da 10ª edição da festa com a participação de autoridades e lideranças locais onde os organizadores homenagearam os pioneiros fundadores e as lideranças que ajudaram a fazer o sucesso durante os 10 anos de existência da festa alemã.

As autoridades, fizeram a sangria do barril de Chopp, abrindo oficialmente a 10ª edição da festa alemã num brinde que contagiou à todos, seguido de musicas de sopro, tocadas pela Banda Kanecus. Na sequencia, foi servido um suculento almoço com deliciosos pratos da típica culinária germânica.

O Prefeito Geraldino Cardoso, arriscou algumas palavras no dialeto alemão cumprimentando todos os presentes, engrandecendo os colonizadores alemães que muito contribuíram para a história e o progresso de SLO.

O instituto Cultural, foi parceiros da festa ajudando com recursos financeiros para que tudo acontecesse dentro do previsto.

À tarde, houve apresentações de danças típicas com o grupo de danças São José de Lageado Antunes e Grupo de danças San Gaitano de São Caetano e matine dançante.

Foram homenageados os pioneiros:
Aceno Kuhn, José Pereira, Beno Kunz, Alfredo Kolling, Neuri Steefler, Helmut Klöckner José Naresi e Helena Naresi e Domingos Dobler e também: 1º Vereador e 1º Ministro da eucaristia da comunidade Ivo Schwade, 1ª filha alemã nascida na comunidade Iria Stefller, 1º Presidente da Comunidade Roberto Wolkner Filho, Ministro da eucaristia há mais de 25 anos trabalhando na comunidade Elio Joris, Padre Ivo Kuhn que desde a primeira festa, reza a missa em alemão, Frei Valdir Fontana Pároco, ex. prefeito Tomé Etges, Prefeito Geraldino Cardoso, e Grupo de Danças San Gaitano.