FLIC é declarado patrimônio cultural imaterial

O Prefeito Geraldino Cardoso sancionou a Lei nº 2.080 de 09 de maio de 2013, que Declara o Festival Lourenciano de Interpretação da Canção - FLIC como patrimônio cultural imaterial do município de São Lourenço do Oeste.

O Projeto de autoria do Vereador Alex Tardetti visa facilitar a captação de recursos, e efetivar a marca FLIC genuinamente lourenciana, valorizando aqueles que tiveram a ideia e a coragem de criar um evento que já dura mais de quatro décadas.

Patrimônio cultural imaterial é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial e, também, ao estabelecer outras formas de preservação – como o Registro e o Inventário – além do Tombamento, instituído pelo Decreto-Lei nº. 25, de 30/11/1937, que é adequado, principalmente, à proteção de edificações, paisagens e conjuntos históricos urbanos. Os Bens Culturais de Natureza Imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Sobre o FLIC
 A época dos anos 70 (setenta) tornou-se a década mais lembrada e comentada pela musicalidade. Permanece com seus laços muito fortes ainda nos dias atuais. E, São Lourenço do Oeste foi influenciado e contribuiu-nos com a criação de um Festival que vive até os dias atuais, o FLIC – Festival Lourenciano da Interpretação da Canção.

Foi em 15 de janeiro de 1972, após dois anos de ensaios por formandos da extinta CNEC, acompanhados da Banda Reis do Embalo que surgiu o 1º FLIC, sendo o Festival da Canção mais antigo initerruptamente, do Brasil, completando no ano passado 40 anos.

O FLIC foi acontecendo ao passar dos anos em vários locais da cidade, tais como Clube Recreativo Araucária, Cine Bandeirantes, sede da empresa Parati, até que 1981 começou a ser promovido no Ginásio Municipal de Esportes. Nos dias atuais, o FLIC acontece no Teatro do Centro de Eventos, com três categorias, Sertanejo, Popular e Pop Rock.

Todos os anos, aproximadamente 100 (cem) artistas do Sul do País, somam-se aos artistas lourencianos para prestigiar e participar deste renomado Festival da Canção, trazendo cultura, alegria e entretenimento à São Lourenço do Oeste.