Notícias

Profissionais do ICSL Participam do Curso de Conservação Preventiva de Bens Culturais

Duas profissionais do Instituto Cultural de São Lourenço participaram nas últimas semanas do curso de Conservação Preventiva de Bens Culturais, ministrado pelo museólogo Idemar Ghizzo e pela diretora do Museu de Orleans, Valdirene Boger Dorigon, com a coordenação das historiadoras Elisandra Forneck e Aline Maisa Lubenow.

As aulas foram teóricas e práticas, com foco em conservação preventiva de acervos fotográficos, acervos têxteis, acervos em madeira e acervos em metal. O curso teve carga horária de 24 horas e foi realizado em duas etapas, nos dias 20 e 21 de maio e 31 de maio e 1° de junho, de forma online, com transmissão direta do Laboratório de Conservação e Restauração do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans.

As participantes que representaram o Museu Lourenciano Comercindo Pederssetti foram as professoras de artes visuais, Lúcia Santos e Paula Luccheta Camargo de Oliveira. Paula diz que o curso lhe possibilitou muitas práticas em conservação e que a partir de agora poderão ser implantadas no museu de nossa cidade. Lucia cita que a participação no curso serviu como estímulo de consciência, pois “quem não conserva a sua história, no futuro não terá história para contar”.

A Presidente do Instituto Cultural, Alini Bonetti, comenta que a formação foi uma grande oportunidade, haja vista que o Museu Lourenciano foi reaberto recentemente com acervos referentes à colonização da região. A Presidente enfatiza ainda que o museu está aberto diariamente para visitações espontâneas e guiadas. Grupos interessados devem realizar o agendamento através do telefone/whats`app 49 3344 8526.

O curso foi realizado através de recursos do edital Elisabete Anderle, Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina, com parceria do Centro de Memória Alfa/MaxiCrédito (CEMAC), Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM/Unochapecó), e Unibave.

Data de publicação:
Fonte: ICSL - Assessoria de Comunicação


» Confira mais fotos desta notícia