Notícias

Músico lourenciano participa de concerto em Lages

Endryk Casagrande, professor do Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste, responsável pelas oficinas de Violino e Viola, e, ainda, Orquestra de Câmara, foi convidado no último final de semana (15 e 16 de maio) a liderar a Orquestra Sinfônica de Lages como Spalla. Em italiano Spalla é entendido como "ombro", e é o nome dado ao instrumentista assistente da equipe orquestral. É bastante cultural que essa função fique na responsabilidade do primeiro violino da orquestra. Esse instrumentista fica na primeira estante à esquerda do regente titular. Antes da entrada do maestro, é o último instrumentista a entrar no palco, sendo o responsável pela afinação de toda a orquestra.
É também o responsável pela execução de solos e atua como regente substituto, repassando aos outros músicos as determinações do maestro. O termo provém de uma gíria teatral italiana, em que “attore di spalla” é aquele que apoia o comediante principal, sobretudo nas cenas mais cômicas. Por analogia, na orquestra, spalla é o instrumentista que dá apoio ao regente.
Para o concerto na Serra Catarinense, foi necessário dois dias de realização, sendo o primeiro marcado por repertório clássico da OSLA (Orquestra Sinfônica de Lages). Um tributo a Daniel Lucena foi tema do repertório do segundo dia de concerto. Daniel Lucena, músico lageano, fundador da banda Expresso rural, falecido em dezembro do ano  de 2020.
O evento contou com a participação de músicos de Florianópolis, Passo Fundo, Santa Maria, Videira, Joinvile e São Lourenço do Oeste.

Data de publicação:
Fonte: ICSL - Assessoria de Comunicação


» Confira mais fotos desta notícia