Notícias

Saiba quais são os benefícios da dança

A dança traz uma série de benefícios para a nossa vida: aperfeiçoa habilidades, estimula o desenvolvimento intelectual e previne doenças físicas e mentais.

Confira abaixo como ela pode transformar a vida da garotada!

• Estimula o desenvolvimento cerebral
A dança libera centenas de estímulos e impulsos nervosos, diretamente para a região do cérebro capaz de assimilar comandos e ações. É uma atividade que contribui diretamente para o sistema nervoso central e permite que corpo e a mente entrem em sintonia, produzindo mais serotonina — o famoso neurotransmissor do prazer e da felicidade — e controlando o nível de cortisol, também conhecido como hormônio do estresse.

• Treina a coordenação motora
É responsável por treinar a coordenação motora, uma habilidade que nos permite usar músculos e membros com mais eficiência no cumprimento de tarefas. Dessa forma, os pequenos conquistam o domínio sobre a própria força e conhecem os limites e capacidades do corpo.

• Fortalece os músculos do corpo
Importante lembrar que são eles que nos permitem movimentar braços e pernas, manter o nosso organismo aquecido e ainda dão sustentação e postura à nossa coluna. Portanto, com tantas tarefas no dia a dia é primordial que eles estejam sempre bem fortalecidos, não é mesmo? Pois bem, a dança também auxilia na tonificação e na revigoração muscular.

• Vence a timidez e insegurança
Crianças que dançam tendem a ser mais desinibidas, autoconfiantes e com uma boa autonomia para lidar com os desafios diários. Já no campo das emoções, a dança combate a timidez, a insegurança e a baixa autoestima, características que podem ser extremamente prejudiciais para a vida em sociedade e para os relacionamentos interpessoais do ser humano.

• Melhora a capacidade de socializar
Um outro benefício da dança é trabalhar a comunicação por meio da linguagem corporal. Sentindo-se mais seguro para se expressar em público, o seu filho(a) também consegue socializar melhor com as pessoas a sua volta, aumentando os vínculos de amizade.

• Estreita o laço artístico
A arte possui um papel fundamental na formação social e emocional humana, por isso é fundamental ter familiaridade com alguma vertente dessa área. Com a dança, é possível apresentar diferentes culturas, instigar a criatividade e agregar para a construção da personalidade.

• Formas de explorar a dança infantil em casa
E se você acha que para incentivar a dança para crianças é só soltar a música deixar os pequenos livres, precisamos avisar que não é bem assim. De fato, a criação livre é importante para encorajar a imaginação e a proatividade, mas, se os passos e coreografias forem guiados com um objetivo definido, o aproveitamento pode ser muito melhor.

Adaptação texto/Fonte: https://redballoon.com.br/blog/danca-para-criancas/


Vem conhecer o trabalho realizado pelos instrutores do Instituto Cultural de São Lourenço!

Confira a Mostra Cultural 2019 das nossas turmas de Dança clicando aqui!

Data de publicação:
Fonte: ICSL - Assessoria de Comunicação


» Confira mais fotos desta notícia