Instituto Cultural de São Lourenço promove a reabertura do Museu e lança documentário

Após um período de doze anos, em que foram realizadas pesquisas, estudos, discussões e projetos visando sua revitalização, em conjunto com a comunidade, conselho de cultura, instituições públicas municipais e estaduais e, ainda, assessoria especializada, o Museu Lourenciano – Comercindo Pederssetti é reinaugurado na sala de exposições do ICSL, localizada no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira.

Neste novo espaço, a comunidade poderá conhecer um pouco mais sobre a história e a memória local com a visitação da Exposição “Tempo e Memória: Fragmentos da História de São Lourenço do Oeste (1949 -1972)”. A exposição traz aspectos da história local e regional bem como da antiga sede do Museu, a casa da família Pederssetti.

Como forma de promover o início das atividades, o Instituto aproveita a ocasião para realizar o lançamento do documentário institucional que se encontra disponível nas plataformas do ICSL. A presidente do Instituto Cultural, Alini Bonetti, comenta que, durante os próximos meses, oficinas serão ofertadas para a comunidade como forma de promover o acesso ao novo equipamento cultural “São ações educativas que têm por objetivo divulgar a pesquisa realizada para essa exposição, a qual nos põe em contato com parte da nossa história”.

A revitalização do Museu faz parte de Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura/Patrimônio Cultural - edição 2019, recursos que possibilitaram, também, a elaboração do Plano Museológico e documentário Institucional do espaço.

Além deste projeto, que atende parte das Metas do Plano Municipal de Cultura, recursos oriundos do Poder Judiciário de Santa Catarina, através da Comarca de São Lourenço do Oeste, possibilitaram que a pesquisa fosse realizada e a exposição elaborada.

A comunidade poderá também conferir parte dos produtos do museu de forma virtual, como o documentário, o Plano Museológico, a expografia, o folder e o audioguia da exposição. O Instituto Cultural informa que agendará visitação do espaço de acordo com os protocolos sanitários, e que os interessados deverão entrar em contato através do telefone/whatsApp (49) 3344 8526.

Conheça os Produtos do Museu Clicando Aqui.