Instituto Cultural realizará Fórum Municipal de Implantação do Plano Museológico

O Instituto Cultural de São Lourenço e o Conselho Municipal de Política Cultural realizarão o Fórum Municipal de Implantação do Plano Museológico do Museu Comercindo Pederssetti no dia 3 de agosto, a partir das 19h, no Teatro Professor Arno Ignácio Etges.

De acordo com a presidente do Instituto Cultural, Gizele Kalinoski, o fórum tem o objetivo de elaborar e implementar o Plano Museológico, um instrumento de planejamento estratégico do museu, que definirá sua missão e função específica na comunidade. “O ato será realizado de forma semipresencial, respeitando os protocolos de saúde em razão da pandemia do novo coronavírus”, explica. Desta forma, todos os interessados poderão acompanhar pelo canal do ICSL no YouTube.

No fórum estará presente Idemar Ghizzo, museólogo com especialização em conservação e restauração, além de mestre em museologia pelo Instituto IAM, da Espanha, e doutorando em museologia pela Lusófona, de Portugal. “Enfatizamos a importância da participação de artistas e representantes de entidades, clubes, associações e setores culturais da comunidade lourenciana nesta ação que representa o processo democrático de tomada de decisão acerca da revitalização do museu”, diz a presidente do ICSL.

Saiba mais

Em 2019, o ICSL concorreu com o projeto Gestão e Preservação dos Acervos do Museu Comercindo Pederssetti de São Lourenço do Oeste no Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, na categoria Patrimônio Cultural, Prêmio de Museus, Eixo de Gestão/Acervos, realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

O projeto visa dinamizar a gestão e a preservação dos acervos do museu por meio da elaboração do plano museológico, produção de um vídeo institucional e a realização de oficinas de educação patrimonial. Além disso, a instituição também trabalha em projeto de pesquisa sobre a história local e elaboração/montagem de um projeto expográfico/revitalização da sala do novo museu. O projeto é realizado pelo governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do prêmio.