Notícias

IV Semana de Artes do Instituto Cultural

Com a proposta de levar a arte mais perto das pessoas, com atividades que vão muito além da música, o Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste (ICSL) realizará a IV Semana de Artes, de 7 a 12 de agosto, no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira.


Nesta edição o foco principal é o teatro. Segundo o presidente do ICSL, Rennã Fedrigo, o objetivo da Semana de Artes é fomentar espetáculos e oficinas, mas principalmente atividades artísticas que não se restrinjam a música, arte mais desenvolvida na cidade. Ele reforça as oficinas de palhaço, onde os interessados poderão aprender malabares, aéreo e acrobacias (a partir dos 7 anos) e a arte do palhaço (a partir dos 14 anos). 


Para que as pessoas interajam mais com os artistas de São Lourenço do Oeste e saibam tudo o que terá teatro, Fedrigo explica que serão realizadas algumas intervenções nas ruas do município. Equipes de dança, teatro e música estarão fazendo ações em diversos pontos da cidade, abordando pessoas. Haverá também o “homem prateado”.


O presidente do ICSL explica que alguns eventos da IV Semana de Artes tem classificação de idade, por isso é preciso estar atento. Sobre as oficinas, as inscrições podem ser feitas com antecedência e por telefone, através do (49) 3344-8526. “Isso é porque as turmas tem número limitado de participantes”, diz Fedrigo.

Confira a Programação:

Ficha Técnica Espetáculos IV Semana de Artes

09/08 – Espetáculo de Dança e Teatro (20h) – Entrada Franca
Classificação: Livre

Grupo Equilíbrio
Grupo de Dança Equilíbrio apresenta o espetáculo “Ao Pé Da Letra”, inspirado em canções da nova música brasileira. Coreografias de Danças Urbanas e Urban Contemporâneo de Luana Lima.

Cia. De Teatro Intolerantes de Krakatá
A Cia. apresenta a peça “As Férias do Diabo”. Cansado de ser o vilão, o Diabo resolve tirar férias e para isso convoca os maiores vilões da história do mundo para uma reunião, onde escolheria um sucessor adequado para o cargo de dono do inferno. Numa mesa se reuniram Adolf Hitler, Bin Laden, Fidel Castro, Saddan Hussein, a Bruxa de Blair e o Capeta. Em uma sinistra Comédia, personagens que fizeram mal ao mundo poderão dar sequencia em suas prozas maléficas comandando o inferno. 

10/08 – Programação Infantil (09h30min e 15h) – Entrada Franca
Classificação: 07 a 10 anos

Cia. De Teatro Intolerantes de Krakatá
Em uma programação especial para o público infantil, a Cia. apresenta o espetáculo “O Construtor de Mundos”. Surge o enigmático Sr. Celebraxon, que com seu cajado mágico divide o mundo com um muro, separando a tristeza e a alegria. Para cada um dos lados ele coloca as coisas e pessoas que julga serem tristes ou alegres, enquanto dá vida a elas com seu cajado mágico de madeira. Mas algo sai planos de Celebraxon, e acaba obrigando-o a refletir sobre um tema muito importante: Não devemos julgar sem antes conhecer. 

O Garoto Barba 
Fábula sobre uma criança que, devido a uma rara doença, tem barba. Felipe gosta de ser como é, mas se sente deslocado porque as outras pessoas costumam olhar para ele de forma diferente. Quando seus pais resolvem submetê-lo a uma moderna cirurgia de remoção de pelos, será preciso que o garoto tome uma decisão drástica, que mostrará a seus pais e a cidade inteira que às vezes vale a pena lutar pelo o que se realmente é. 

O Menino Mofado 
Marcos é um garoto que acorda um dia e descobre que está mofado. O filme aborda com bom humor e fantasia o excesso de proteção com que são tratados os jovens da classe média de hoje, com os medos e paranoias gerados pela violência existente nas grandes cidades.

Minhocas 
Quando a criança está pronta para perguntar, os adultos podem não estar preparados para responder. O dilema do questionamento, enfrentado por pais e filhos, é o assunto dessa família de minhocas, na qual o Júnior está crescendo e ainda não conseguiu do pai, da mãe e do avô nenhuma resposta convincente para uma questão que não pára de intrigá-lo: por que é proibido cavar para cima? 

10/08 – Plural Filmes Apresenta Lua em Sagitário (BRA/ARG) (20h) – Entrada Franca 
Classificação: Livre
Ana tem 17 anos e vive em uma pequena cidade na fronteira do Brasil com a Argentina, um lugar sem sinal de celular, sem internet banda larga e sem opções de lazer. Seu refúgio é "a caverna", um misto de lan house e sebo de livros e discos, tocada pelo misterioso argentino LP. É lá que Ana conhece e se apaixona por Murilo, um amor proibido que a faz fugir na aventura de cruzar o estado de moto para participar de um festival musical. 

Prêmios
• Melhor Atriz - Manuela Campagna - Avanca Film Festival 2016 (Portugal)
• Menção Honrosa do Júri - Avanca Film Festival 2016 (Portugal)

11/08 – Cia de Teatro Espaço Núcleo (SP) Entrada: R$ 5,00 
Classificação: 12 anos

Peça A Flor que nele Habitava
Consciente da finitude das coisas e de sua vida, um homem perdido na noite se encontra em uma estação ferroviária, solitário, decide compartilhar suas experiências sobre particulares aparentemente comuns que compõem a existência, revelando a grandeza das coisas, a banalidade como são tratadas e a monotonia que torna a vida sem sabor. Revelando ao final de sua narrativa uma triste e surpreendente realidade.
Premiações:
• Melhor Ator, Melhor Cenário e Melhor Maquiagem no 11º Nepopó Festival Nacional de Teatro em São João Nepomuceno/MG
• Melhor Sonoplastia, Melhor Iluminação, Melhor Cenário e Melhor Ator no Festival de Teatro de Quadra
• Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhor Espetáculo no Festival de Teatro Cena Viva
• Melhor Ator, Melhor Direção e Melhor Espetáculo no 6º FETUBA

12/08 – Palhaço Ystilingue apresenta Especialidades –Entrada Franca
Classificação: Livre

Ystilingue é um palhaço ingênuo e sonhador que, através de cenas comuns do seu cotidiano, encontra um mundo mágico e deslumbrante. Na lógica maluca do universo do palhaço, ele torna a simples rotina de seu dia em um verdadeiro cenário de diversão, desafios e realizações tudo em meio a trapalhadas, cores, mágicas e malabares. Um espetáculo de variedades circenses onde artistas internacionalmente desconhecidos, trazem em pequenas pitadas, um pouco do universo lúdico do Circo. Uma variedade de manifestações artísticas em uma única apresentação, acrobacias, malabarismo, encanto e muita diversão.

12/08 - OFICINAS – Inscrições no ICSL (14h)
Palhaço: A partir de 14 anos
Malabares, Aéreo e Acrobacias: A partir de 07 anos

Data de publicação:
Fonte: ICSL - Assessoria de Comunicação


» Confira mais fotos desta notícia