SLO solicita integração ao Mapa Turístico Nacional

O Ministério do Turismo (MTur) está reavaliando o mapa dos destinos turísticos no Brasil. E São Lourenço do Oeste está solicitando a inclusão no mapa de turismo de negócios e eventos. As reavaliações dos destinos e de suas respectivas regiões se baseiam nas novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, definidas pelo Plano Nacional de Turismo 2013-2016.

Este é um programa do Ministério do Turismo e para o município integrar ao mapa nacional e consequentemente receber recursos, deve estar devidamente cadastrado no Mapa Turístico Nacional.

O Brasil possui, 303 regiões turísticas e para implementar políticas públicas é preciso respeitar as especificidades de cada região e entender o papel de cada município no processo de desenvolvimento regional do turismo. Hoje somente cinco municípios da região, denominada Grande Oeste fazem parte do mapa.

São Lourenço do Oeste conta com grandes atrações turísticas voltadas ao ramo de negócios e eventos. O Centro de Tradições Gaúchas Amizade Sem Fronteiras (CTG), Festival Lourenciano de Interpretação da Canção (FLIC), Moto Bruxo, Exposição Feira Comercial, Industrial e Agropecuária de São Lourenço (Efaislo), Feira e Amostra Lourenciana (Feal), Natal Iluminado e Festival de Rock estarão no roteiro.

O Presidente do Instituto Cultural e Coordenador do Colegiado de Turismo e Cultura da AMNOROESTE, Altamir Lemes (Ynho) vê este momento com uma grande oportunidade para destacar São Lourenço do Oeste no cenário turístico regional. “São Lourenço é uma cidade que possui uma grande potencialidade no turismo de negócios e eventos, fazendo parte do mapa com certeza poderemos destacar outros atrativos e produtos turísticos, alavancando nosso município e tornando-o de forte interesse regional neste segmento”, destacou.