Safari Turístico Cultural realizou atividades na comunidade de Planalto

A Administração Municipal realizou através do Instituto Cultural, no último sábado, o Safári Turístico e Cultural, evento que visa mostrar as peculiaridades de nossas comunidades, com enfoque na área cultural e turística, promovendo um intercâmbio entre os moradores da cidade e do interior. A primeira edição foi na comunidade de Planalto, onde os lourencianos visitaram uma cachoeira na propriedade da família de Jairo Bonatto, que recepcionou o grupo com muito entusiasmo e cordialidade, típico de pessoas do interior, e onde a banda do ICSL executou algumas músicas aos presentes. Outro ponto em destaque foi a visita à família Zanchetin, que produz uva e vinho, e apresentou aos participantes relíquias do passado, através de um  vasto acervo de objetos utilizados antigamente pelas famílias em seus afazeres diários, além de um grande arsenal de ferramentas antigas, muitas delas desconhecidas nos dias de hoje, de valor cultural inestimável. Um mergulho no passado.
Em seguida o grupo deslocou-se para a igreja da comunidade onde assistiram dois documentários, um sobre a história da comunidade e outro de cunho religioso. Também fazendo parte do roteiro, uma parada em um mirante, de onde é possível avistar vários municípios da região, digno de registro fotográfico das belezas do noroeste.
A propriedade da família Cúnico dispõe de uma área de lazer com piscina, lagoas e área de jogos e onde é possível degustar porções de peixes conversando com amigos junto à natureza. O local, ideal para passar o final de semana, é de fácil acesso, situando-se à beira da rodovia e disponibiliza área de camping aos visitantes.
E como um dos objetivos da expedição era conhecer a história da comunidade, não poderia faltar uma visita ao Sr. Augusto Pansera, um dos fundadores de Planalto, que mesmo com todas as dificuldades da época e dos recursos escassos, houve uma grande mobilização dos primeiros moradores nas construções da igreja e do pavilhão local, há várias décadas. O Sr. Augusto, mesmo com seus 90 anos de idade, dos quais 60 residindo em Planalto mostra-se uma pessoa muito animada e de uma memória invejável, contando com detalhes os acontecimentos de vários anos atrás.
Os participantes da atividade saíram de São Lourenço às 13 horas, retornando por volta das 20 horas, cansados mas com o espírito renovado pela rica atividade cultural e turística. O evento contou com o apoio do vereador Adilson Sperança, que participou da montagem do roteiro, visitando previamente os locais juntamente com o presidente do Instituto Cultural Altamir Lemes (Ynho).

Mais fotos do evento podem ser vistas em: