Instituto Cultural promoveu uma viagem no tempo durante a 5ª EFAISLO

O Instituto Cultural São Lourenço vem fazendo ações que mantêm viva a chama do Museu Comercindo Pederssetti. Durante a 5ª Efaislo foi lançado um folder contando a história do museu e as atividades que têm sido realizadas para manter a Instituição na ativa, articulando exposições temporárias de diversas temáticas ligadas ao município de São Lourenço e região.

Nesta edição da EFAISLO, o ICSL/Museu Comercindo Pederssetti, em parceria com o Centro de Memória do Oeste (CEOM), promoveu a Exposição fotográfica “Interações: homem e natureza no Velho Xapecó”: exposição que trata da colonização da região oeste de SC composta por 20 ampliações fotográficas em tamanho 70x100cm, “As caçadas memoráveis de outrora, a imensidão da floresta, o desafio do rio... as vezes em que os rios tomaram a cidade. A labuta incessante na lavoura. A construção das casas abrindo espaço à machado na mata. As colheitas fartas, os invernos mais frios. A cidade. O campo. O trabalho. As pessoas.”

As fotografias são um convite à reflexão sobre a ação humana no espaço natural e as respostas da natureza a essa ação.

Aproveitando a oportunidade o Instituto Cultural expôs fotos raras de São Lourenço do Oeste ilustrando ainda mais a exposição e focando na construção de nosso município, resgatando os primórdios da história da nossa cidade.

Também, o ICSL articulou a exposição de carros antigos e motos clássicas para que a mesma fosse realizada durante a feira. A seleção de mais de 20 veículos mostrou ao público que os lourencianos possuem forte apreço por essas inestimáveis máquinas, uma vez que a maioria dos carros e motos expostas eram de munícipes.

Outros destaques do ICSL foram a coleção de rádios antigos do Senhor Vanderlei de Brito além de materiais de outros colecionadores, como o riquíssimo acervo arqueológico da América do Sul.

Altamir Lemes (Ynho), menciona que “valorizar esses colecionadores e entusiastas do passado e possibilitar que eles exponham seus objetos de apreço para a comunidade é fazer com que o público possa sentir um pouco do gosto mágico da nostalgia. Todos temos uma paixão pelo passado, por objetos antigos, independentemente do quê ou da utilidade que eles tem, algo no passado sempre nos cativa”.