Museu em atividade novamente

O Museu Comercindo Pederssetti foi criado no ano de 2001 pela então gestão do Prefeito Arlvaro Freire Caleffi com o sancionamento da Lei Orgânica Municipal 1.296/2001,   que atribuiu ao Município competência para proteção aos documentos, obras e bens de valor histórico, artístico e cultural, e aos monumentos e paisagens naturais  notáveis e sítios arqueológicos no âmbito do seu território.

Como forma de homenagem ao pioneiro Comercindo Pederssetti, além do seu nome o Governo Municipal, na época da criação adquiriu a residência do mesmo para que fosse a sede do Museu Municipal, exemplificando as construções da época da colonização da região oeste de SC. Toda a estrutura da casa foi transportada do interior do município para a Praça da Liberdade, oportunizando que lourencianos e visitantes pudessem conhecer um pouco do modo de vida das famílias da região.

Em 2009 esse sonho deixou de existir. Devido ao mau estado de conservação houve processo de baixa de patrimônio e derrubada da casa. A construção que abrigava o Museu foi demolida, e seu rico acervo deslocado para a garagem da prefeitura, onde ficou alojado em condições adversas, ocasionando seu deterioramento e o desaparecimento de diversos artefatos.

Atualmente, o Instituto Cultural de São Lourenço vêm trabalhando ações para reativação do Museu a fim de celebrar a História do povo lourenciano e contribuir para a construção da identidade do Oeste Catarinense, firmando parcerias com órgãos e instituições para que São Lourenço do Oeste – SC, possa receber, através de seu Museu  exposições itinerantes.
Neste momento, através do ICSL, nosso Museu está sendo reativado junto à Sala de Exposições do Centro de Eventos Governador Henrique da Silveira, a qual receberá as melhorias necessárias (segundo indicações do Sistema Estadual de Museus), como lâmpadas especiais para proteção de obras de arte e equipamentos para estabilização da umidade e temperatura do ambiente.

Através do Museu Municipal Comercindo Pederssetti traz a nosso município a exposição “Velho Xapecó: o sertão desconhecido”, composta por 20 banners em tamanho 90x120cm e tem trabalhado intensamente, apoiando e auxiliando a exposição de Carros Antigos e Motos Clássicas, articulada entre a instituição e os proprietários destas belas máquinas.

Com essas ações nosso município terá um espaço significante para a valorização e proteção do nosso patrimônio histórico, a cargo do Instituto Cultural de São Lourenço.

Para relembrar (últimas exposições):
Amor à Moda Antiga: Exposição Fotográfica de Casamentos realizados na região oeste de SC entre os anos 1900-1970. Parceria CEOM.
O Mundo Mágico do Circo: Exposição em vídeo e fotos dos circos mambembes que percorriam o estado de SC na década de 1980. Parceria FCC/CEOM.
Mostra Fotográfica de São Lourenço: Levantamento histórico-fotográfico do município de São Lourenço do Oeste – SC. O trabalho foi realizado pela equipe do ICSL juntamente com os primeiros fotógrafos do município.
Nomes que valem uma nota: Exposição que permite um passeio pela história do dinheiro brasileiro e de todos os 43 personagens que já estamparam nossas cédulas. Parceira SICOOB Noroeste.

Fonte: ICSL - Assessoria de Comunicação