Notícias

ICSL participa do IV Seminário de Conservação e Restauração

A Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores (ACCR) promoveu na última semana o IV Seminário de Conservação e Restauração na cidade de Florianópolis, o evento, realizado em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura teve a participação do Presidente do Instituto Cultural de São Lourenço Altamir Lemes (Ynho). Foram três dias de atividades visando o conhecimento e aperfeiçoamento nas áreas de proteção ao patrimônio público, com palestras, demonstrações e desenvolvimento de atividades realizadas pelos próprios participantes.
Palestrantes renomados exemplificaram aplicações errôneas de formas de conservação, onde há um desperdício de verba pública sem realmente atingir os objetivos propostos. E também é claro, formas adequadas, para que os bens patrimoniais tenham longevidade e proteção. Durante as oficinas foram repassadas técnicas de fotografia digital, com recursos de gamas fotográficos, pantones e fotometria e do processo de restauração fotográfica em mapas, pinturas de obras de arte e fotos antigas, além de apresentação de técnicas de ultra-violeta pra detecção de alterações ou falsificações em obras de arte ou pontos de necessidade de restauro.
O Presidente Ynho também participou de exposição no MASC sobre o pintor catalão Joan Miró, onde o Brasil recebe pela primeira vez uma coletânea tão completa de um dos principais nomes das artes do século XX em todo o mundo. São pinturas em diversas técnicas, esculturas em bronze e outros materiais e desenhos diversos que servem como rascunhos de importantes obras ou trabalhos com finalidade de obtenção de novas formas de visão, tendo sempre como referência estudos da figura humana, de desenhos zoomorfos e de animais. Um surrealismo único que identifica de imediato a autenticidade das obras do artista.

Data de publicação:
Fonte: ICSL - Assessoria de Comunicação


» Confira mais fotos desta notícia