Brincadeira levada a sério

Palhaços músicos e atores do Instituto Cultural de São Lourenço estão realizando nesta quarta feira durante todo o dia, mais uma "conscientização com alegria", atividade que faz parte da Semana Nacional do Trânsito promovida pelo Governo Municipal, Departamento Municipal de Trânsito, Policia Civil e Policia Militar.

Ao som do violino, violão, gaita e violoncelo, os motoristas recebem orientações de como se comportar no trânsito urbano, principalmente, da importância do uso do cinto de segurança.

Voluntários da Policia Civil e Militar aproveitam a parada dos motoristas na faixa de pedestre, para entregar panfletos que refletem sobre a segurança no trânsito e direção consciente.

Segundo a psicóloga Keli Josiani da Silva, do Centro de Avaliação de Condutores Perfil, a campanha de conscientização do uso do cinto de segurança também no banco traseiro do veículo está ganhando muita repercussão na cidade, pois as estatísticas mostram que o cinto no banco traseiro protege o passageiro de ser arremessado para frente, com força considerável em caso de acidente sem ele, podem ocorrer acidentes graves, e, às vezes deixar seqüelas irreversíveis.

Dados mostram que sete de cada dez pessoas que chegam aos hospitais e viajam no banco traseiro sem cinto de segurança, sofrem lesão medular no acidente em que foram vitimas.

Nesta quinta feira, as atividades da Semana Nacional de Trânsito de SLO terão continuidade na Praça da Bandeira, onde profissionais dos Centros de Condutores da cidade estarão durante todo o dia, repassando instrução de balizamento e uso do cinto de segurança com aulas grátis.