Gestores e Agentes Culturais do ICSL participam de fórum de cultura
Considerado como um dos encontros mais significativos para os artistas, gestores, agentes e produtores culturais do Estado, o XIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura aconteceu entre os dias 06 e 08 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. O evento foi realizado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), o Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC) e a Prefeitura de Chapecó.
A programação contou com palestras e oficinas, intercaladas por performances artísticas nas áreas da música, dança e artes cênicas, além da feira de artesanato e da participação de representantes da Gibiteca da Escola de Artes de Chapecó e da Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella.
A professora Dra. Lia Calabre proferiu a conferência de abertura com a temática dos desafios para a construção de futuros possíveis em se tratando das políticas culturais. Em seguida, Moriel Costa, compositor, guitarrista e vocalista do grupo Dazaranha, abordou aspectos do campo da produção fonográfica partindo do compartilhamento de suas próprias experiências na área da composição, produção, difusão e circulação musical. As atividades do primeiro dia do fórum fecharam com a palestra do gestor e produtor cultural Romulo Avelar, tratando de questões acerca da gestão cultural no contexto brasileiro.
O segundo dia de encontro foi marcado, durante manhã e tarde, pelas oficinas, com temáticas relacionadas ao Sistema Nacional de Cultura, à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), ao audiovisual como indutor econômico, à valorização e salvaguarda da cultura popular, às fontes de financiamento à cultura e, por fim, à comunicação e redes sociais na difusão cultural. Pela parte da noite aconteceram apresentações ligadas ao Prêmio de Boas Práticas em Gestão Cultural e, ainda, as homenagens aos ex-presidentes do CONGESC.
Durante a manhã do terceiro e último dia do evento, foi redigida a carta do fórum, documento que reúne propostas, sugestões e reivindicações elencadas pelos(as) participantes, visando o desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas de cultura. A carta é endereçada ao Governo Estadual, Comissão de Educação e Cultura da ALESC, FECAM e MinC. Para finalizar o encontro, Kizzy Collares Antunes, advogada da AGU (Advocacia Geral da União) e consultora jurídica do MinC, realizou a palestra sobre o Marco Regulatório do Fomento à Cultura.
Everton Luiz Lovera, Gerente Executivo do ICSL, afirma que “nossa participação nesse evento contribui de forma significativa para o engrandecimento do arcabouço teórico que dá sustentação à tomada de decisões assertivas junto ao Instituto Cultural de São Lourenço, possibilitando maior eficácia na aplicação e gestão de recursos públicos destinados ao setor cultural”.
Data de publicação:
Fonte: ICSL - Assessoria de Comunicação