ICSL participa do II Encontro de Formação em Patrimônio Cultural

O II Encontro de Formação em Patrimônio Cultural, com o tema “Pesquisa e comunicação de acervos indígenas em museus do oeste catarinense”, reuniu gestores, gestoras, membros e membras de conselhos, funcionários e funcionárias de museus e instituições da área de cultura e turismo da região. O evento foi realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura, com o apoio do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM) e da Unochapecó, e organização e mediação da Mestra em História Cultural Elisandra Forneck.
A programação do encontro proporcionou debates sobre as políticas de incentivo às instituições museológicas, as possibilidades de desenvolvimento humano e econômico relacionadas aos museus, as concepções de organização de espaço expositivo e espaço de acervo, as constituições de identidade institucionais dos museus, sistemas de gestão e curadoria, investimentos, manutenção, pesquisas, ações em parcerias com escolas, comunicação, formação e qualificação profissional e, em acordo com a temática central do evento, como estas questões convergem para os acervos relacionados aos povos originários, sobretudo, do ponto de vista da pesquisa arqueológica.
O evento aconteceu em duas etapas. A primeira foi realizada de forma presencial nos dias 05 e 06 de junho, nas dependências da Unochapecó, no campus Chapecó, com palestras e mesas redondas que contaram com as presenças dos(as) seguintes convidados(as): Dr. Rodrigo Touso Dias Lopes, Dra. Denise Adriana Argenta, Dra. Leilane Patrícia de Lima, Dra. Mirian Carbonera, Me. Fernanda Ben, Me. Aline Tavares, Me. Daniel Dalla Zen, Profa. Esp. Carla Juliane Nogueira de Souza e Prof. Ari Azambuja. A segunda etapa aconteceu de forma remota, no dia 14 de junho, com palestra da Dra. Camila Oliva, seguida de debate.
O município de São Lourenço do Oeste foi representado pelo Presidente do Instituto Cultural de São Lourenço (ICSL), Everton Luiz Lovera, pela Secretária do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Emanoelle Favretto, e pelo Presidente do CMPC, Roveli Bichels.
Segundo Everton Luiz Lovera, “participar de debates como este, inevitavelmente, nos fazem traçar paralelos entre as discussões realizadas e a gestão da instituição museológica de nosso município, o Museu Lourenciano Comercindo Pederssetti. Proporcionam, ainda, um olhar atualizado para as metas e ações do Plano Municipal de Cultura para nosso museu”. O Presidente do ICSL complementa, ainda, que “na ocasião, o CEOM, através do historiador André Onghero, realizou a doação, para o ICSL, de 35 livros que tratam da temática do Oeste de Santa Catarina. Os exemplares passam a compor o acervo do Instituto Cultural, disponível para pesquisas. Houve, ainda, a tratativa de circulação de uma exposição do CEOM em parceria com o Museu Lourenciano que fará parte da programação  da 2ª Semana da Música, prevista para outubro. Dicutiu-se, também, formas possíveis de parceria entre ICSL e CEOM para digitalização de jornais históricos de São Lourenço do Oeste, que compõem o acervo do Museu Lourenciano, trabalho cuja necessidade se apresenta com urgência para evitar a deterioração e perda do material, consequentemente de momentos importantes da história local”.