Membros do Conselho Municipal de Política Cultural de São Lourenço do Oeste visitam o Museu Entomológico Dr. Fritz Plaumann

Localizado no Distrito de Nova Teutônia, município de Seara (SC), o Museu Entomológico Dr. Fritz Plaumann, recebeu, no dia 15 de março de 2024, a visita de representantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).
A entomologia é a ciência que trata do estudo dos insetos e a relação destes com os diversos contextos nos quais suas ações impactam.

O Dr. Fritz Plaumann, nascido na Prússia Oriental, região que hoje faz parte do território alemão, chegou ao Brasil logo após a Primeira Guerra Mundial e tornou-se um dos entomólogos mais respeitados do mundo, deixando-nos uma vasta coleção de insetos devidamente catalogados cientificamente.

Além da coleção de insetos, para a qual Plaumann dedicou 70 anos de pesquisa, a exposição do museu conta com objetos pessoais, equipamentos utilizados pelo cientista, mostras geológicas, honrarias e premiações.

Para Emanoelle Favretto, Professora de Artes e Secretária do CMPC, a visita ao Museu Entomológico Dr. Fritz Plaumann, além de proporcionar o contato com um diversificado acervo de insetos cuidadosamente identificados e conservados, também leva o visitante a uma viagem ao passado, em que este cientista e pesquisador, utilizando-se de todos os recursos disponíveis na época, contatos que tinha no exterior e uma grande paixão pela descoberta, deixa um legado rico e fascinante.

Nesta ocasião de visitação ao Museu, Emanoelle Favretto esteve acompanhada pelos Agentes Culturais e conselheiros do CMPC Everton Luiz Lovera, Willian Renan Baesso e Roveli Bichels.

Para saber mais: