Exposição "Amor à Moda Antiga" chega a São Lourenço
A Exposição fotográfica itinerante “Amor à moda antiga” tem como mote central história dos casamentos de 1900 a 1970, de pessoas que fixaram residência na região Oeste Catarinense.
Composta por 22 ampliações fotográficas nas dimensões 1,00 x 0,75m, mais um painel mosaico de 1,00 x 1,40m, a mostra estará em cartaz no Instituto Cultural de São Lourenço (Centro de Eventos) até o dia 20 de novembro, das 7:30 as 13:00 de segunda a sexta, ou com horário marcado junto a sede do ICSL.
Inspirada na trajetória de famílias de migrantes que narram casamentos realizados em diversas cidades do Rio Grande do Sul, donde os noivos migraram, a exposição contempla também alguns dos primeiros casamentos realizados nas cidades do interior Catarinense.
Por ser uma pesquisa realizada por demanda espontânea (onde os interessados oferecem-se para colaborar) as imagens retratam em sua maioria o ritual de casamento sob a ótica religiosa católica, além de centrar-se especialmente em retratos do casal de noivos. Isso porque, naquela época, raros eram os noivos que mantinham um álbum completo retratando os diversos aspectos da cerimônia.
Das primeiras imagens, feitas dias ou meses depois da cerimônia de fato, vamos acompanhando a gradativa popularização da fotografia, que passa a retratar o momento exato do ato e os aspectos cotidianos de modo mais espontâneo, abandonado a teatralização da imagem, tão comuns nos primeiros tempos.
Esta exposição foi produzida através de uma parceria entre o Museu Histórico de Pinhalzinho, a Fundação Cultural de Concórdia, o Museu Comunitário de Ipumirim e o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, com curadoria da pesquisadora do Ceom/Unochapecó Denise Argenta, “Amor à moda antiga” é uma exposição afetiva.
Passear pela mostra instiga o visitante a perceber as mudanças nos relacionamentos, as alterações de costumes, a moda e os códigos de conduta de outros tempos. Essa exposição é também um convite a rememorar histórias de família, abrir antigos álbuns familiares e recontar, sob a ótica do nosso tempo, amores e vivências de outras épocas.
Segundo o Gerente Executivo do ICSL, esta é primeira de muitas parcerias que o ICSL pretende firmar para que São Lourenco possa entrar no caminho das exposições itinerantes, em ações que retomem o nome do Museu Comercindo Pederssetti, e ressalta que o ICSL está de portas abertas as pessoas para acompanhar escolas e demais grupos interessados à visitação da exposição, podendo agendar horários de acordo com o interesse dos visitantes.
Data de publicação:
Fonte: ICSL - Assessoria de Comunicação