Instituto Cultural promove Exposição ao Ar Livre com Artistas Lourencianos

Uma das ações de Páscoa deste ano de 2021 é a exposição ao ar livre que retrata, de forma autoral e inédita, as 12 primeiras estações da Via Sacra. A ação foi proposta juntamente aos artistas visuais lourencianos Galego, Kabelo, Kauê Pires e Marcelo da Silva. As 12 estações serão realizadas sob formas expressivas e técnicas diversificadas como o grafite, a pintura - do realismo ao abstracionismo.

A exposição é denominada “A Paixão de Cristo” e estará disponível para visitação na Praça da Bandeira entre os dias 22 de março a 30 de abril. A Presidente do Instituto Cultural, Alini Bonetti, comenta que, com a atual situação de saúde pública, a exposição é uma forma alternativa de celebração da Páscoa, diante da impossibilidade da realização da tradicional encenação da Paixão de Cristo,.“É um momento que abre espaço à apreciação, ao pensamento e à espiritualidade” ressalta Alini. A curadoria e assessoria do trabalho final é uma soma de esforços da Equipe do Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste.

O Instituto Cultural divulgará o processo de criação dos painéis de forma virtual em suas redes sociais e lembra que, para visitação da exposição de forma presencial, o uso de máscara e o distanciamento são comportamentos aos quais é importante a atenção. Além da exposição dos painéis artísticos, elementos decorativos estão sendo fixados na praça para que o “clima de Páscoa” exalte esperança nesse momento tão delicado que estamos enfrentando. Repensar os eventos presenciais, como a Encenação da Paixão de Cristo, o qual, em sua forma tradicional, oportuniza uma confraternização de significado espiritualmente elevado e belo, como foi possível vivenciar em anos anteriores, não é possível nesse momento. Portanto, os painéis retratando as 12 estações têm o objetivo maior de trazer acalento à população de São Lourenço do Oeste com o sentimento de renovação que a Páscoa convida, salienta a Presidente.

Saiba mais sobre os artistas envolvidos nessa exposição:

Kauê Pires Originário de uma família de artistas, Kauê se destaca no meio lourenciano através das suas intervenções urbanas, como as pinturas nas escadarias da Praça da Liberdade, Muros de Escolas e atividades com robôs e estátuas. Nas artes visuais, Kauê se destaca através do realismo, fazendo com que seus desenhos pareçam reais pela riqueza de detalhes que são retratados através do lápis.

Marcelo da Silva Natural de Canguçu, município do extremo sul do Rio Grande do Sul, Marcelo viveu boa parte de sua vida em Tijucas/SC. Desde a infância se interessou por personagens de histórias em quadrinhos, desenhos animados e super-heróis. O atual lourenciano utiliza em suas obras técnicas que retratam o abstrato, sendo comum encontrar suas pinturas expostas em locais da cidade. Marcelo também trabalha com a restauração e confecção de materiais decorativos.

Kabelo Desde criança, Jocemir Amaro se interessou pelas artes visuais com o sonho de se tornar um artista plástico. Atualmente, o artista possui o seu próprio estúdio de tatuagem, o “Kabelo Art Tattoo”, no qual se dedica integralmente à profissão. Kabelo tem seus traços marcados em São Lourenço do Oeste e em demais municípios da região através do grafite. Alguns dos seus desenhos podem ser conferidos junto à pista de skate da Praça da Bandeira.

Galego Rosvel Antonio Vieira Filho possui 27 anos e tem na arte urbana a sua fonte de expressão. Quando criança, em Guaratuba/SC, desenhava painéis para a igreja e a escola do bairro onde morava. Residindo em São Lourenço do Oeste, em 2020 retomou a carreira artística abrindo o seu próprio estúdio de tatuagem, o White SharkTattoo. Galego trabalha de forma autodidata e se expressa também através da pintura em tela, grafite e desenhos em geral, utilizando materiais como o spray e a tinta.