A Guitarra Pampiana de Yanel - Destaque Cultural do Mercosul

A Prefeitura Municipal e o Instituto Cultural de São Lourenço trazem ao Teatro Municipal Professor Arno Ignácio Etges 20h o Maestro Don Lucio Yanel, um dos maiores nomes do violão instrumental da América Latina. O evento acontecerá dia 01/04 (sexta-feira), a partir das 20he30min com entrada gratuita.

Argentino de Corrientes, Yanel mudou-se para o Brasil em 1982 e passou apresentar-se em festivais de música regional, obtendo grande destaque.

Considerado Pai da chamada escola Violão Gaúcho, Lúcio Yanel é influência perceptível nas obras de músicos como Marcello Caminha,  Maurício Marques, Gabriel Selvage e Yamandu Costa.  Nas próprias palavras de Yamandú “Yanel é mais que meu professor, é meu eterno mestre. Ele tem uma relação única com o instrumento.”

Mesmo sendo um dos artistas de destaque na base da musicalidade rio-grandense, ao escutar a obra de Yanel, fica-se com a impressão de estar focando a síntese de toda uma região do planeta, O Cone Sul da América. Por ser um músico e um poeta, o artista está aberto de maneira perene a receber as informações culturais que emanam dos países que compõem o cenário comum da América do Sul.

Como remete o título desta matéria, Lucio foi agraciado como Destaque Cultural do Mercosul em 2005, reconhecimento que se junta aos mais de 200 prêmios recebidos pelo artista ao longo de sua carreira.

Além de sua vasta produção musical Lucio  teve participações no documentário Ao Som do Chamamé  (2014), dirigido por Lucas de Barros e produzido por Novelo Filme,  e no seriado O Tempo e o Vento (1985),  interpretando o capitão castelhano, obra de Érico Veríssimo.

Discos:

·         La del Sentimiento (1983);